Mostrar menu

Participe do maior encontro de profissionais especialistas e empresas que atuam com o BIM

Quando

22 de Outubro de 2015
08:00 às 18:30

Descontos Especiais para
Associados e Filiados ao Sinduscon-SP!

INSCREVA-SE

Notícias

Momento para implementar o BIM é agora

Para Soibelman, maior dificuldade enfrentada pelas empresas brasileiras é conseguir pessoas capacitadas

Diante de um mercado cada vez mais exigente e complexo, a implantação do BIM no Brasil tem caminhado em um ritmo lento, mas constante, na opinião do professor Lúcio Soibelman, doutor em Sistemas de Engenharia Civil pelo Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e professor da Universidade do Sul da Califórnia (EUA). Segundo ele, nos Estados Unidos a disseminação do BIM contou com um apoio fundamental e decisivo da agência que administra o patrimônio imobiliário do governo (GSA, na sigla em inglês). Em 2003, a GSA passou a exigir que todos os prédios públicos fossem projetados e construídos em BIM. “A decisão obrigou as construtoras, principalmente as que trabalham em obras para o governo, a se adequarem a demanda do mercado”, afirmou.

No Brasil a questão cultural ainda é um grande problema, observou Soibelman, pois as empresas brasileiras não pensam em uma estratégia de retenção de talentos, com uma política séria de incentivos. Além disso, em momentos de crise, os brasileiros preferem demitir ao invés de se concentrar em capacitação e não valorizam sua própria equipe. “Enquanto nos EUA um bom profissional, bem informado e com disposição para se atualizar recebe diversos incentivos para continuar estudando, no Brasil vemos empresas disputando a tapa os bons profissionais, que ainda são poucos”, observou.

Com relação aos temores dos brasileiros de investir em novas tecnologias, Soibelman ponderou que embora toda inovação apresente riscos, esse investimento também representa ganho em competitividade. Nesse sentido, ele lembra que os que se antecipam as tendências de mercado nos momentos de baixa da economia serão os primeiros a se beneficiar na retomada. “Não adianta querer implantar o BIM quando sua empresa estiver abarrotada de projetos, isso acaba virando um problema”, aconselhou.

Aprender
Soibelman também é crítico com relação ao sistema de ensino brasileiro, que considera extremamente passivo. “O aluno precisa aprender a buscar a informação. Tem uma expressão em inglês que resume bem essa ideia: learn how to learn (aprenda como aprender, em uma tradução literal)”, acrescentou.

Em 22 de outubro, Soibelman estará em São Paulo para participar do 6º Seminário Internacional BIM do SindusCon-SP. Em sua palestra, o professor abordará a evolução em BIM pós 2008 nos Estados Unidos. Segundo ele, apesar dos percalços o Brasil está no caminho certo e tem avançado muito na área. “A grande dificuldade das empresas no momento é conseguir pessoas capacitadas e nisso vocês já estão trabalhando com intensidade”, disse Soibelman.

No mesmo painel, outros exemplos de ganhos proporcionados pelo uso do BIM serão apresentados pelo professor John Kunz, do Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford, um dos principais centros de pesquisa mundiais no BIM. Segundo Kunz.

Sobre o evento
Criado pelo SindusCon-SP em 2010, o Seminário Internacional BIM chega a sua sexta edição consolidado como o evento mais importante do gênero no país, reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado, com a presença de renomados especialistas do Brasil e do exterior.

Apoios
Associação Brasileira de Alumínio (Abal),  Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Sistemas Prediais (Abrasip), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto (Agesc), o Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da ABNT, Sinduscon-TAP, Sinduscon-RIO, Sinduscon-CE, Sinduscon-SE, Sinduscon-DF, Sinduscon-RS, Sinduscon-PE, Secovi-SP, Mackenzie, Instituto de Engenharia e Escola Politécnica da USP.

Serviço:
6º Seminário Internacional BIM
Data:
22 de outubro de 2015, das 08h30 às 18h30
Local: Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205 – Itaim Bibi
Mais informações e inscrições: clique aqui

Outras Notícias

O BIM em tempos de crise será tema do 6º Seminário Internacional


Momento para implementar o BIM é agora


Case de Sucesso em Cingapura será apresentado no 6º Seminário Internacional BIM


Bentley dá vida à Modelagem da Realidade através da Aquisição da e-on Software


Vantagens do BIM vão além da economia de custo


Exigência de utilizar BIM em obras públicas é tendência global


Seminário BIM: como extrair os melhores resultados do laser scanning


BIM será grande aliado do crescimento nos próximos anos